Entendo que a História é muito importante e acho grave o seu (quase) abandono nos currícula dos ensinos básico e secundário. Mas, vindo o aviso de quem vem, convém recordar que sancionou um dos maus períodos da política educativa do pós 25 de Abril de 1974.
Se mais vale tarde do que nunca e o dito andando e aprendendo valem, também é verdade que, como diz o Miguel Torga, quanto mais profundamente se dorme, mais estremunhado se acorda. E aqui, quem dormia profundamente era um senhor muito dado a contas e coisas ditas "eficazes" e "pragmáticas" [coloquei as duas palavras entre aspas porque nada tenho contra a cultura do homem eficaz nem contra a contextualização das acções, muito pelo contrário].
Quando até os praticantes da "religião" do "bota e vira sem perder tempo com grandes discussões e enquadramentos e o que interessa é o que ajuda a funcionar no imediato e a universidade tem de preparar para ... e quanto ao resto os líricos que se amanhem e se coloquem no seu tempo" se arrependem e fazem actos de contricção, ainda que mitigados, ao mais alto nível, então será tempo das ideias de quem não pratica esta "religião", por convicção e conhecimento, serem mais escutadas e tidas em conta na tomada de decisões.
imagem: Dali, S., A persistência da memória, 1931
Se mais vale tarde do que nunca e o dito andando e aprendendo valem, também é verdade que, como diz o Miguel Torga, quanto mais profundamente se dorme, mais estremunhado se acorda. E aqui, quem dormia profundamente era um senhor muito dado a contas e coisas ditas "eficazes" e "pragmáticas" [coloquei as duas palavras entre aspas porque nada tenho contra a cultura do homem eficaz nem contra a contextualização das acções, muito pelo contrário].
Quando até os praticantes da "religião" do "bota e vira sem perder tempo com grandes discussões e enquadramentos e o que interessa é o que ajuda a funcionar no imediato e a universidade tem de preparar para ... e quanto ao resto os líricos que se amanhem e se coloquem no seu tempo" se arrependem e fazem actos de contricção, ainda que mitigados, ao mais alto nível, então será tempo das ideias de quem não pratica esta "religião", por convicção e conhecimento, serem mais escutadas e tidas em conta na tomada de decisões.
imagem: Dali, S., A persistência da memória, 1931
8 comentários:
Assim lindo infante, que dorme tranqüilo,
Desperta a chorar;
E mudo e sisudo, cismando mil coisas,
Não pensa — a pensar.
*Gonçalves Dias*
E mais uma vez venho me encantar...
Bejos doces!
Estás zangadita com este país pequenino, não estás? Não és só tu, desconfio que estás muito bem acompanhada!!
P.S.:E porque razão não ouves a música na minha casa? Espera só uns momentos, que o Paredes aparece-te, fulgurante :))
Porque sonhas com o outro lado
Enches o vazio da eterna espera
Amas quem não podes ter
Pintas de realidade a quimera
A liberdade do pensamento vive entre dois mundos…
Convido-te a conhece-la…
Bom fim de semana
Mágico beijo
É isso : serem mais escutados e tidos em conta. Sobretudo porque o panorama é realmente assustador -- para o que basta ver a televisão.
(Quanto à escolha da imagem, como
sempre excelente.)
Transdisciplinar
pois ... pois! estamos (bem) sintonizados!
Esquecendo o passado, dificilmente construiremos o futuro.
Por aqui, passou-se por uma época idêntica, mas já se começou a rectificar: é que rectificar é de sábios.
Tenho que fazer uma referência às imagens que embelezam a prosa deste blog, sempre cuidadosamente logradas. Consegues criar um ambiente placidamente motivador: causa, efeito.
Pois a História é indispensável. Mas qual História? Não há apenas uma e não estou certo que a "verdadeira", a construída com as visões dos diversos olhares, seja a que alguém pensará em integrar no processo de amadurecimento dos nossos jovens na escola.
Faz falta a História, assim como faz uma enorme falta a Arte. Dimensão imprescindível da educação. É a minha luta de momento.
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