24 dezembro, 2008

porque é que não há presépio no branco no branco (7)



Shieh, Wilson
mother
(2005)

A Maria prevista para a participação no presépio, (em boa verdade, a dona Eufémia da Consolação de Deus Regalado) manifesta o aspecto de quem está preparada para desempenhar cabalmente o seu papel no esperado presépio. Mas, só aparentemente. Abordada pelo branco no branco, com os cuidados e as precauções necessárias para amenizar o choque  quando soubesse que não havia estábulo nem aquecimento, a Maria não deixou adiantar grande conversa.
_ Olhe, a tradição já não é o que era. Essa é que é essa! Isso da falta de condições para dar à luz, nos tempos que correm, não tem a ver com nada e, desde a demissão do outro ministro que eu sei muito bem que vale a pena refilar nas questões ligadas à saúde. Já viu o impacto quando as televisões passam "notícias" com bombeiros comovidos por terem assistido um parto, no meio da Aquase9? Aliás, se eu represento a verdadeira Madonna, não percebo porque é que outras têm todas as condições e eu hei-de continuar naquela penúria.
E prossegue:
_Este ano quero ir para um hospital a tempo e horas, sem a conversa da falta de camas, quero epidural e, depois do parto, ficar estendidinha na cama. Bolas, já viu o que é passar horas e horas dno presépio de joelhos e mãos postas? Às vezes as cãibras eram mais que muitas e via-me perdida para dar a mama ao pimpolho! Também nada de palhinhas. Estou farta de alergias ao pó e de febres do feno! Ah e fraldinhas descartáveis e babygrows de marca.
Mas, Maria (dona Eufémia da Consolação) logo este ano que estamos em crise? Aqui no branco no branco compreendemos esssas exigências, mas este ano estamos em recessão, assunto de preocupação internacional! Até há quem diga que podemos chegar à depressão!
_ Deprimida fico eu se vou para o presépio! Se já estou a ficar deprimida só com a ideia! E deixe-me que lhe diga, os promotores do evento também andam com falta de imaginação!
_Como assim? perguntou o branco no branco, completamente surpreendido com o tom e o conteúdo da conversa.
_ Sou ou não figura pública? Aquilo lá no presépio não é só mirones? Então, tirem partido disso. Porque não arranjam um patrocínio? Podem sempre transformar o acontecimento num programa de televisão, vender as primeiras fotografias do pimpolho para a revista "Trombas" e juntar isso à promoção de uma nova clínica privada. Não é todos os dias que uma Madonna dá à luz! Aliás, acho que poderiam propor-me à EDP para rosto da empresa! Eu, por mim, mal o Jesus Maria nasça, não me importo nada de fazer uns anúncios. Acho que não terei menos jeito para essas coisas do que outras, sejam as casadas com a cultura, com o teatro, com a filosofia, com o cinema, com o mundo do espectáculo em geral!
O branco no branco não insistiu. Qual virgem qual carapuça! Isto está transformado numa feira...
(to be continued se a dor de cabeça deixar... )

10 comentários:

Unknown disse...

Cheguei há poucas horas da Escola...
Será que ainda vale a pena tirar um ou dois enfeites de Natal?
Nem sei...
.
[Beijo de: como te entendo! e à Dª Maria, Eufémia da Consolação...]

Tinta Azul disse...

Cá em casa os enfeites acabaram de sair das caixas, tarde mas, ainda, a tempo. Mas não fui eu que os tirei nem os pus.
Cá por mim já fiz as rabanadas e amanhã de manhãzinha será a vez dos sonhos e de outras coisas.
Que uma casa sem presépio ainda vá que não vá mas sem sonhos...nem pensar.

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

venha ver que tipo de decoração natalina há na submissão, poesia e amor...
Feliz Natal ! Paz, Luz, Saúde e Harmonia!
forte abraço e beijos doces

maria{SS}

Anónimo disse...

E eu que julgava que o Jesus não tinha mamado...

Violeta disse...

boas melhoras e boas festas...

observatory disse...

haja luz

e paciencia

para um tal presepio

gostei

beijo e um santissimo natal cheio de festas boas :)

C.

LetrasAlinhadas disse...

Feliz Natal!!

cristal disse...

Se a contestação já chegou às santas figuras do presépio, quer dizer que estamos no bom caminho... Cá para mim só falta o menino alinhar e vamos virar tudo do avesso... Melhora depressa da dor de cabeça e põe cá fora o "pimpolho" a dizer de sua justiça que eu já não aguento de tanta impaciência! BJS

jrd disse...

Não quero ser mau, mas, recuperada a leitura, entendo mesmo, que há constipações e "dores de cabeça" que vêm por bem.

bookworm disse...

uma série cheia de imaginação, esta do presépio alternativo.