11 março, 2008

11-3 = 8 de Março

No dia 8 de Março de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.

Eu sei que a história é conhecida. Mas, não gostando eu, à partida, de dias de...e muito menos de atitudes paternalistas, habituei-me, contudo, a gostar da comemoração do dia 8 de Março.

Imagem: Graça Morais, As Escolhidas (1995)


1 comentário:

Unknown disse...

As pessoas tendem a esquecer a origem e o significado deste dia.

Talvez, por isso, achem discriminatório que exista mais um Dia da Mulher...
Pois se as mulheres têm [que não têm! mas, enfim, anda muita gente distraída...] os mesmos direitos do homem!...

É mais que oportuno que o fizesses lembrar! Sobretudo, porque há significados que insistem em ser esquecidos e subvalorizados.

[BEIJO]