28 setembro, 2010

sensabê doncovim, proncovô, oncotô





O Rogério, do conversa avinagrada  foi ler o causo mineirês, sugerido no post aí em baixo, e diz que não percebeu nada, mesmo lendo em voz alta. Vou arriscar a "tradução"...
Entretanto, vão visitá-lo que o sítio recomenda-se!





Causo mineirês

Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomanuma pincumel e cuzinhanu um kidicarne com mastumate pra fazê macarronada com galinhassada.
Quascaí de susto, quandovi um barúi vinde dendoforno, parecenum tidiguerra.
A receita mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forn0 isquentô, o mistorô e o fiofô da galinha ispludiu!
Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem doidimais, sô! Quascaí dentapia!
Oi! Procevê quilocura! Fiquei sensabê doncovim, proncovô, oncotô.

Sábado passado, era sete de Setembro, estava eu na cozinha tomando uma pinga com mel e cozinhando um quilo de carne com massa de tomate para fazer macarronada com galinha assada.
Quase caí de susto quando ouvi um barulho vindo de dentro do forno, parecendo um tiro de guerra.
A receita mandou pôr milho de pipoca dentro da galinha para assar. O forno esquentou, o milho estourou e o fiofô (?) da galinha explodiu.
Nossa Senhora! Fiquei branco que nem um litro de leite. Foi um trem (?) doido demais, senhor. Quase caí dentro da pia! 
Oi! P'a você ver que loucura! Fiquei sem saber de onde é que eu vim, para onde é que eu vou, onde é que eu estou.

Aceitam-se correcções!

11 comentários:

António P. disse...

Pois mdsol e não resolveu o grande nistério do fiofô :))
De resto aprovo a tradução ;))
Quanto ao fiofô, e sem quere ser ordinário, não será " e o cu da galinha explodiu " ?
Boa noite

Rogério G.V. Pereira disse...

MdSol,
Claro que tem uma tremenda piada. Diria mesmo que é um texto de explosivo humor. Agora que entendi, vou manter a decisão de fazer o rancho não ponho é a galinha, não vá acontecer explodir-lhe o fiofô...
Boa?

Rogério G.V. Pereira disse...

Obbbbs,
Esqueci de deixar o mais que devido agradecimento...

Hoje assino-me com uma vénia

Um gajo que sabe de onde veio
Para onde quer ir e onde está

Maria de Fátima Filipe disse...

UAU, "fiofô" - lá juntei mais uma palavra ao meu pobre léxico...

:))

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkk!Adoreei!kkkkkkk!
esse é mineroo memo!

Lêêh Urdiialees disse...

nossa adorei e me ajudo muitissimo minha professora passo isso daki e eu nn sabia quase nadamuito obrigado ufaah to livre disso

letiicia disse...

ameiiiii obrigado me ajudo muito na lição q a p´rofessora passo pra miim

Anónimo disse...

ESSE SO PODE SER DE MANHUAÇU.kkkkkk mais achei legal o mineires dele uai.kkkk

Marilaine Duarte disse...

O fiofô ou fiofó (como digo aqui em casa)é o fim, o ó, ou mesmo, o cu! E não só o da galinha... Mando meu filho sossegar o fiofó toda vez que começa com suas peraltices!!!!

Lisnei disse...

voces não sabem o que é um fiofó? é o cu da galinha, mas ele quiz dizer que o intestino da galinha explodiu pelo cu. É uma anedota, mas é assim mesmo que o mineiro fala (sou um dos tais) Trem é qualquer coisa, literal ou abstrata, menos o próprio trem

Anónimo disse...

doido demais, Nossa senhora do perpetuo socorro. essa é a tradução