18 setembro, 2010

especialidade da casa

SIC-N antevisão do jogo Benfica - Sporting de amanhã. Dois especialistas em desporto - opção de futebol, a saber: Medeiros Ferreira doutorado em História Institucional e Política e professor Associado na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Rogério Alves, advogado, ex-bastonário da sua ordem profissional. Portugal no seu melhor.

7 comentários:

João Menéres disse...

Depois do PLANO INCLINADO (que pena o POVÃO nã preferir este programa do Mário Crespo!), desliguei a TV e vim para o mundo blogueiro...

Ainda ontem, escrevi num comentário que a procissão ainda não tinha saído da igreja, quanto mais ir ainda no adro...

Um beijo.

jose albergaria disse...

Eu percebo o seu ponto de vista.
Entretanto acho que há algum "preconceito" nele.
Medeiros Ferreira é comentador residente, na RTP/Antena 1, de futebol com Nuno Guedes/Porto e Alfredo Barroso/Sporting.
O Rogério Alves é Presidente da MAG do Sporting.
Para remate de conversa: Fernando Assis Pacheco,princípe dos poetas e do jornalismo da sua geração, escreveu, para O Record, uma série de crónicas, notáveis, que, publicadas em livro, se chama "Memórias de um craque" (aconselho vivamente a sua leitura)e que versa, exactamente, sobre o futebol. O sonho, nunca realizado, de Fernando Assis Pacheco: escrever em A Bola.
Creio não dever confundir o futebol, desporto, arte, fenómeno social, fazedor de paixões, com a mediocridade de alguns dirigentes, de alguns jornalistas desportivos, de alguns comentadores...
Ora, no caso vertente, tanto um como o outro (Medeiros é Benfica...)são aficionados cultos, competentes e inteligentes.
Abraço grande,
J. Albergaria

mdsol disse...

Caro José Albergaria

Antes de mais agradeço-lhe o comentário. Mas, acredite que não há preconceito. Antes de mais, o livro do saudoso Fernando Assis Pacheco não só o tenho, como o dei a várias pessoas, nomeadamente ao meu filho. Não é por aí. O futebol é de tal modo rico que inspira tudo e todos. Aliás, tenho feito alguns post em que palavras, músuca e imagem têm como pretexto o futebol. E ficam lindos!

Assinalei ontem a participação JMFerreira e R.Alves, porque me pareceu ilustrativa do que, neste campo, por aí campeia e com que eu não concordo. Desde já existem níveis e âmbitos distintos de abordagem do jogo como jogo, do jogo envolto em campeonato, do futebol nas suas ligações a outras áreas da vida e subsistemas sociais. Igualmente se os sujeitos do futebol são vários, naturalmente que existem vários abordagens. Claro que o adepto tem lugar para ter um discurso. E o discurso do adepto também tem lugar na televisão. Se eles estivessem a falar ddo jogo de amanhã enquanto adeptos amantíssimos do jogo e fidelíssimos dos seus clube eu achava o máximo. Mas estarem a falar do jogo de hoje como "especialistas" ou seja como gente que entende especialmente do assunto acho desfasado.
Dir-me-á que eles ao menos são civilizados. Ok. Tudo bem. É preferível ouvir alguém educado de uma certa maneira do que um daqueles amantíssinos adeptos esbracejantes entre uma sandes de couratos e um copo de sagres.
Ah caro A. Albergaria, referi JMF e RA, mas a minha discordância, como imagina, varre quase 100% de quem opina sobre futebol na televisão, e o logro que isso é: abordam as coisas ao nível da mais que legítima e útil conversa de café. Mas, como o contexto da conversa também lhe confere sentido, tornam essa banalidade útil para a socialização de muitos e o convívio de outros tantos, em discurso público com o valor acresentado de "ser o que dizem na televisão".

Agora não tenho mais tempo, nem sei se fui clara, mas podemos continuar a conversa noutra altura.

:)))

jrd disse...

Dest vez no meu caso, quer dizer, na minha casa, ganhou o Zaping...
;)

jose albergaria disse...

Muito obrigado pela resposta.
Ás vezes, quando poupámos nas palavras, deixamo-nos perceber noutros sentidos...
Subscrevo por inteiro a resposta, a sua, ao meu comentário.
Só acho, ainda acho, que há "adeptos" e "adeptos" com acesso aos media.
Estes, que escolheu para o seu post, não me parecem broncos e gostam de FUTEBOL, como gostavam o Assis e o Albert Camus.
Nas televisões há adeptos encartados, mas para os quais tenho opinião diferenciada:
1/Rui Moreira, José Pedro Vasconcelos, Oliveira e Costa...asssim, assim.
2/Pôncio de Carvalho, Fernando Seara e Eduardo Barroso...delirantes.
3/Guilherme Aguiar, Gomes da Silva e Dias Ferreira...a Mafia.
Abraço,
J. Albergaria

mdsol disse...

Caro J. Albergaria

Logo hoje que, apesar de ser domingo, estou atafulhada em trabalho e não tenho tempo para responder como merece e eu desejo. Mas, muito rapidamente: dos que nomeia nenhum tem "habilitações" para opinar que não ser adepto, pertencer ao milieu e tal. De entre eles há uns mais "audíveis" do que outros. Mas são empresários, cineastas, políticos, médicos ... Já viu o que era um doente crónico, porque frequanta muito os hospitais e médicos, reúne um conhecimento razoável do ponto de vista do utente, transformar-se em comentador especializado para as questões da medicina?

Repito: se se pronunciassem do ponto de vista do adepto, de quem gosta muito, sofre muito, vive muito o fenómeno, tudo bem.
E falta acrescentar os ditos comentadores desportivos:uma lástima na sua maioria.
Que fique claro: o que me incomoda é que SÓ este discurso apareça na televisão, como se fosse o único e não se pudesse falar do fenómeno e da prática do futebol com um olhar mais específico e a partir de uma racionalidade própria.

:)))

[Escrevo a correr, peço desculpa pelas gralhas e pelos exemplos apressados que dei. Mas acho que me entende]

jose labergaria disse...

:)))))))))))))