23 maio, 2008

livro de leitura da terceira classe

Dos quatro livros de leitura "oficiais" da minha instrução primária, o que eu mais gostei foi o da 3ª classe. Fiquei sempre com as imagens do texto do Jeirinhas (Os bois teimosos), do zurra caturra que não funcionava e de como, com esse texto, eu sintetizei a primeira diferença entre funcionar com base na crendice ou na razão. O texto O luar de Agosto cuja ilustração carregada nunca esqueci. O texto A Sentença de Salomão que me alinhavou na cabeça umas primeiras reflexões sobre justiça....e mais.
A minha professora da 3ª classe era uma autêntica RAINHA


livro da primeira classe


livro da segunda classe

7 comentários:

un dress disse...

lindas ilustrações!

parece que passou tanto tempo, mas não...

tive também uma professora magnífica, sim, poderei também aplicar a palavra rainha! :)

sendo a professora primária... fundamental!




beijO

Tinta Azul disse...

Também me lembro muito bem do Luar de Agosto, com a Lus muito redonda e brilhante num céu de zul muito muito escuro carregado.
:)

Duarte disse...

Um tal Manuel Jeirinhas, salvo erro.
Coincidências, creio que já fiz referencia noutra ocasião, mas agora confirmo: utilizamos os mesmos livros. Que bonito, passados anos e na distância que ocorra esta circunstância. O que sim tenho a certeza é que não foste à escola de Pedras Rubras.
Deste livro impressionava-me a imagem tão patriótica da primeira página, e os textos "O alcaide do castelo de Faria e "a morte da Princesa Santa Joana" .
E o da quarta? Recordo que era mais pequeno. Também para mim foi o mais me atraiu sempre: tenho-os e guardo-os escrupulosamente, mas não sei donde.

Recordar é viver

mdsol disse...

un dress
lindas lindas não seriam, mas marcantes foram de certo.
beijo

tinta
tens razão
beijo

Duarte
Simmmmmm
Se eu pudesse fazia um scanner desses textos... Um dia vou fazer e coloco aqui. Não não andei em Pedras Rubras...andei numa escola pequena de uma aldeia pequena no interior norte.
saluditos
:)

Duarte disse...

Uma ideia excelente.
Eram textos simples, mas carregados de amor filial, à Pátria e ao ser humano; especialmente aos grandes vultos da nossa Historia.

mdsol disse...

duarte:

a bem dizer os textos...enfim! a minha professora é que era prodigiosa...
:)

Anónimo disse...

Olá a todos.
Excelente livro, repleto de memórias da escola.
Falo desse e de outros livros escolares no Blogue www.santa-nostalgia.blogspot.com

Abraço.

Santa Nostalgia