30 maio, 2008

Quem é o autor desta carta íntima?

"Sou português. Nasci em Lisboa no dia 30 de Maio de 1854. Estudei o curso de marinha e dediquei-me a official da marinha de guerra. Em tal qualidade fiz numerosas viagens, visitando as costas da África, da Ásia, da América, etc. Estive cerca de cinco annos na China, tendo ocasião de vir ao Japão a bordo de uma canhoneira de guerra e visitando Nagasaki, Kobe e Yokoama.

Em 1893, 1894, 1895 e 1896 voltei ao Japão, por curtas demoras, ao serviço do Governo de Macao, onde eu estava comissionado na capitania do porto de Macao. Em 1896, regressei a Macao, demorando-me por pouco tempo e voltando ao Japão (Kobe). Em 1899 fui nomeado cônsul de Portugal em Hiogo e Osaka, logar que exerci até 1913.

Em tal data, sentindo-me doente e julgando-me incapaz de exercer um cargo publico, pedi ao Governo portuguez a minha exoneração de official de marinha e de cônsul, que obtive, e retirei-me para a cidade de Tokushima, onde até agora me encontro, por me parecer logar apropriado para descançar de uma carreira trabalhosa e com saúde pouco robusta.

Devo acrescentar que, em Kobe e em Tokushima, escrevi, como mero passatempo, alguns livros sobre costumes japoneses, que foram benevolamente recebidos pelo publico de Portugal."

Faz hoje anos que nasceu!

10 comentários:

Pulsante disse...

Venscelau Fernandes?

Pulsante disse...

VENCESLAU FERNANDES?

mdsol disse...

pulsante:
Conseguiste arrancar-me uma gargalhada franca... Ora pensa o que te baralhou o nome! [se a filha não ganhasse tudo seja a nadar, a correr ou de bicicleta...estou em crer que tinhas escrito o nome correctamente]
triatlos de :))

Anónimo disse...

Não sei muito de História, mas esta sei : Venceslau de Morais. (E mais : converteu-se ao budismo...)
:))
Transdisciplinar

Anónimo disse...

Adenda (até por falar de budismo ).
Não sei se recebeu a minha resposta ao seu comentário de ontem sobre o vídeo. Isto porque o meu filho andou a mexer no post e acabou por apagar quer o seu comentário quer a minha resposta. Se entretanto não lhe chegou, diga-me e eu repito-a (até porque tinha uma coisa que eu gostava que lesse).Desculpe.
:))
Transdisciplinar

mdsol disse...

transdisciplinar:

Eu li o comentário sim. Já lá voltei e realmente vi que tinham sido retirados mas, por outro lado estava o título e o comntário ao vídeo. Agradeço a sua disponibilidade para as informações sobre budismo. Who knows!
:)

Pulsante disse...

:)))))))))))) mas foi mesmo isso que aconteceu:)), embora não por mera confusão...descobertas recentes atestam, sem margem para qualquer dúvida, que Wenceslau Moraes que chegou à China de bicicleta - uma Vilar fabricada na antiga fábrica de São Mamede Infesta.
;)

Duarte disse...

Fizeste-me recordar um concurso extraordinário que se fez por estes lados há muitos anos "El tiempo es Oro".
Com aquilo, e por deformação profissional, aprendi a buscar em sentido inverso. Bom, creio que dito senhor é VENCESLAU DE MORAIS, para outros DE MORAES.

Na historia universal da literatura portuguesa diz:

Moraes, Venceslau de

(1854 - 1929)

Poeta português, natural de Lisboa. Enveredou pela carreira militar e, concluído em 1875 o curso da Escola Naval, esteve ao serviço da marinha em Moçambique, Timor e Macau. Aqui, foi imediato da capitania do porto e professor liceal, convivendo com Camilo Pessanha. Em 1899, foi nomeado cônsul em Kobe (Japão), onde veio a casar e se converteu ao budismo. Em 1913, pouco tempo depois de ser nomeado cônsul-geral, demitiu-se e retirou-se para a ilha japonesa de Shikoku.

Venceslau de Morais foi um dos representantes do exotismo na literatura portuguesa, tal como Camilo Pessanha ou Fernão Mendes Pinto, mas de forma diversa. Fascinado pelo Japão e pela sua cultura, que adoptou, crítico acérrimo da vida ocidental, a sua obra reflecte, nos mais variados géneros (cartas, novelas, crónicas, impressões íntimas), uma observação atenta, instintiva, da sua pátria de adopção, aliada a um estilo fortemente visual e fresco, vivo, em obras como Traços do Extremo Oriente — Sião, China e Japão (1895), Dai-Nippon (1897), Cartas do JapãoSerões no Japão (1905), O Culto do Chá (1905), O Bom-Odori em Tokushima (1916), O-Yoné e Kó-Haru (1923), Paisagens da China e do Japão (1924), Os Serões no Japão (1925), Relance da Alma Japonesa (1926) e Osoroshi (1933).

Carminda Pinho disse...

Prontos! agora já não vou a tempo. Lol
Mas que eu sabia...é mentira.:)))
Fiquei a conhecer.
Ó pra mim, tão mais culta.
BFS
Beijos

mdsol disse...

Como se portaram bem aí vai:
(Excerto de uma carta íntima, escrita por Wenceslau de Moraes em Fevereiro de 1928, a um japonês, Yanazi Wara, que lhe tinha solicitado uma autobiografia). Retirada de: http://www.instituto-camoes.pt/encarte/encarte76a.htm

Outro sítios para matar a curiosidade:
http://www.wenceslaudemoraes.org/
http://www.aapjapan.com/wm.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wenceslau_de_Moraes


http://encyclopedia.thefreedictionary.com/wenceslau+de+moraes