27 maio, 2008

TV portuguesa & futebol - estado de alma a tender para a náusea...

Viva o futebol e abaixo esta comunicação social vampira, distorcida e alienante que elege as peripécias à sua volta como assunto quase único dos telejornais, dos debates, dos... Eu que sou defensora do desporto e do seu potencial para a construção da nossa humanidade, ando agoniada com o massacre que as estações de TV levam a cabo por estes dias. Já mudei de canal, apaguei o aparelho com alguma "convicção" várias vezes ultimamente. Mesmo agora, na sic notícias, no jornal das 22h, o assunto é qualquer coisa que mete Academia e Sporting e um ex-presidente da SAD (no finalzinho o jornal, uma nota de rodapé acerca do artigo do M. Soares sobre a pobreza em Portugal...). Mal sabia Platão quando ensinava filosofia no "ginásio" do monte Academo... Ontem a ida do outro para o cálcio, hoje o seu discurso alucinado e redutor sobre a vitória remetendo para as calendas a actualização do conceito de "homem eficaz" presente nas manifestações desportivas helénicas... A selecção nacional de futebol é objecto de mistificações e mitificações a rondar níveis de indigência razoáveis. Enfim!
O casamento entre a comunicação social e o desporto moderno vem de longe. [Se pensarmos na historieta que relata a resposta do homem a quem perguntaram se tinha casado por amor ou por interesse, seremos levados a dizer que é um casamento de amor e de interesse simultaneamente, ultrapassando a atrapalhação do homem que, apanhado desprevenido, respondeu "deve ter sido por amor porque ela nunca me despertou interesse nenhum!"]. E, este casamento, que serve ambos os "conjuges", não é de esconjurar. O que é de esconjurar é o modo desaustinado como a comunicação social se anda a portar.
Viva o desporto, viva o futebol, abaixo as opções editoriais dos telejornais, os programas tótós acerca da selecção (terá o Nani dormido com os pés de fora? o brinco do Cristiano será o mesmo?), a projecção dada ao "medievo" seleccionador nacional, os programas de informação e de debate centrados nos assuntos "futeboleiros" em que os compadres lavam a sua roupa suja de muita falta de treino... !

(continuo a dizer: o desporto tem as costas muito largas)

fotografia daqui


8 comentários:

Anónimo disse...

Então e a Sra Simplícia... Tão calada. acho que ela é que te dava uns conselhos :)))

Duarte disse...

Quanto sabes de futebol! Estás mesmo ao corrente. Não posso considerar-me muito informado, mas pelo menos sim que posso dizer que concordo com o que dizes aqui.

mdsol disse...

mia:
anda mto ocupada rsrs e como diria oa senhora simplícia, o cantar quer hora!
beijos
:)

duarte:
não sei muito duarte! mas incomoda-me este exagero bacoco!
salutitos
:))

Manuel Veiga disse...

abaixo! Pim...

O Puma disse...

O desporto

está envolvido

no manto da sociedade

sofre e grita

Anónimo disse...

Quanto a futebol na TV, recuso-me a qualquer tentativa de comentário imparcial. Porque pura e simplesmente detesto. Como diz é de dar náuseas...
:)
Transdisciplinar

Anónimo disse...

Adenda para evitar confusões : não se trata de praticar desporto (passe a imodéstia, fui mesmo um óptimo desportista no meu tempo...). Trata-se é de futebol e TV.
;))
Transdisciplinar

mdsol disse...

transdisciplinar:

tinha ficado claro... mas obg pela preocupação...
evidentemente que o que está em causa não é a prática desportiva. De acordo!
:)