04 fevereiro, 2008

ó entrudo ó entrudo, ó entrudo chocalheiro, que não deixas assentar as meninas ao soalheiro...

Velho Entrudo

FOTO O Carnaval sempre foi sinónimo de folia, pândegas e descomedimento. Ainda assim é o Carnaval nos nossos dias. Mas do verdadeiro Entrudo português, caceteiro, ofensivo e muito avinhado, pouco resta. Foi substituído pelo ritmo frenético dos sambas e pelo manear de ancas de baianas, que se fazem estrelas pelos carnavais do mundo. Mas ainda há espaço para a tradição, para os Enterros do Entrudo, as "cacadas" ou "paneladas", os ditos do "botelho", as enfarruscadelas e troças, típicas do velho entrudo que já poucos lembram.

Três dias antes da Quarta-feira de cinzas, três dias antes do período de abstinência da Quaresma, é chegada a altura de desforrar os famigerados 40 dias que se seguem. Em todo o mundo, perde-se no tempo a memória da origem, se comemora o Carnaval, o "adeus à carne", com grande pândega, animação e muita troça. É mesmo um período que goza de muita permissividade e afincada sátira à sociedade e aos costumes. O divertimento foi, desde sempre, irreal e utópico. E é assim ainda no Carnaval do nosso tempo. Mas, do verdadeiro Entrudo pouco resta. Tem sido substituído pelas festas do samba e das pernas ao léu, particularmente mal imitadas e desajustadas. Mas ainda resistem algumas celebrações que mantêm a sua singularidade.

Maria João Silva in Terras da Beira, http://www.freipedro.pt/tb/220201/soc1.htm

1 comentário:

Anónimo disse...

Desde miúda que não acho piada nenhuma a este folguêdo,,,,e tenho apena...secalhar o erro está em mim, que gozo todo o ano,,,um segundo como nunca mais....

Um abraço:pandorabox