19 janeiro, 2007

Por onde anda Salomão?

O senhor que preferiu ser preso, a mulher do senhor que preferiu ser preso (e que anda fugida a uma vida tranquila a que naturalmente tem direito) são o rosto actual da mãe que, perante a possibilidade de ver o seu filho morto numa partilha proposta por Salomão, para garantir a vida do filho foi ao extremo de prescindir dele.

A diferença aqui está mesmo em quem julga. Enquanto Salomão utilizou o seu poder para tentar aferir qual era a "verdadeira" mãe, propondo um instrumento extremo, mas tirando conclusões relativamente ao que importa, agora assistimos a uma utilização dos instrumentos legais não para concluir relativamente ao que importa, mas para cumprir o formalismo dos meios alienando a finalidade que esses mesmos meios deveriam servir.

Em 4 de janeiro coloquei aqui um post em que dizia: "In science as in love a concentration on technique is quite likely to lead to impotence" (Berger 1976)

Ó yehhh!

(já para não falar dos autênticos "coitos interrompidos" de que certas conclusões parecem resultar...).

Quase estou tentada a parafrasear dizendo: em ciência, no amor, na justiça, .....concentrarmo-nos na técnica leva-nos à impotência.........

Sem comentários: