25 janeiro, 2007

Eusébio

O Eusébio faz hoje anos.

(Declaração de interesses): Não sou benfiquista nem especial adepta de futebol. Gosto de desporto por motivos que não se esgotam no espectáculo de profissionais.

Em 1990 eu estudava fora do país. Num tempo em que Portugal contava ainda menos nos países da "Europa". Num Sábado esperava alguém que me ia buscar à residência de estudantes para passar o fim de semana fora. Para facilitar desci do meu apartamento e esperei no átrio. Nesse átrio "morava" um "mendigo" que recorrentemente fugia à segurança social para se albergar naquele espaço quente e onde o convívio com os estudantes que ocupavam os 25 andares do prédio lhe permitia viver. Era um homem gasto pela vida e permanentemente ébrio. Saído do seu torpor interpelou-me quanto à minha nacionalidade. Para evitar conversa (eu mal entendia o que ele dizia) respondi-lhe que adivinhasse. Ele levou a sério e foi dizendo...italiana, espanhola, turca, grega, iraniana, jugoslava, francesa,...Às tantas, o meu metro e sessenta moreno, cabelos e olhos castanhos, já dava para ser holandesa, sueca e sei lá que mais. Portuguesa? Nada... De repente dei comigo quase furiosa. A minha vontade de o entreter com o exercício de adivinhação, foi completamente virada por um assomo de "patriotismo" que nem eu mesma sabia que tinha e que, convenhamos, naquela circunstância seria completamente inútil. Segura de mim, disse bem alto: SOU PORTUGUESA, DE PORTUGAL! Sabe?
Soergueu-se um pouco da cadeira de baloiço onde pernoitava e passava os dias a beber cerveja e ronronou absorto...Ah! Benfica, Eusébio...

Sem comentários: