15 dezembro, 2006

Feminismo

"O principal problema do velho feminismo foi, de facto, a falta de uma visão antropológica baseada no reconhecimento das diferenças entre os sexos. Enquanto que o feminismo "igualitário" pretendia uniformizar os sexos, levando as mulheres a imitar os homens, o feminismo "de género" dos nossos dias assenta na preposição ontológica de que a masculinidade e a feminilidade são construídas socialmente. Não se trata, portanto, de termos liberdade para sermos nós próprios, homens e mulheres autênticos, mas de negar a existência de uma tal autenticidade. Esta teoria está de tal forma afastada da experiência quotidiana de todos nós que não me merece mais nenhuma consideração."
Janne Haaland Matláry (2002).


Ora aqui está uma coisa que eu gostaria de ter escrito.
E, já agora, aqui está uma coisa que eu gostava que as "feministas furiosas" comentassem.

1 comentário:

Tudo de mim. Ou quase. disse...

De facto, as feministas furiosas e ferozes irritam-me. Eu, enquanto mulher, gosto de ser independente. Acho importante a igualdade em muitos aspectos, ainda que ela não exista (é absolutamente triste que uma mulher que execute o mesmo trabalho que um homem, com os mesmos resultados, receba 1/3 daquilo que ele recebe).
Humpf...
Mas dizia eu...
há muitas feministas assumidas que acham que homens e mulheres têm que ser iguais.
Pois bem... Que sejam.
Mas o que eu acho engraçado é que essas mesmas feministas se apoquentem quando um senhor não lhes abre a porta para lhes dar passagem ou outras coisas que tais.
E eu pergunto: mas elas não queriam igualdade absoluta?

Beijinho