23 março, 2007

Quando até o sol mete dó....

Cito de memória o Miguel Torga no seu diário XV (acho eu): Quando os homens descrêem de si, então é que os deuses podem tudo.

Não me revejo na atitude derrotista com que se encaram os desafios colocados pelas dificuldades e mudanças do momento que vivemos. Vejo em alguns desânimos uma ponta de frustração e de permanência em hábitos de acção já há muito solidificados. Vejo em alguns desalmados uma atitude profundamente egoísta que os torna incapazes de pensar além da sua marquise (!).

Nota: Embora desanimados e desalmados estejam (momentaneamente?) "sem alma" a diferença é por demais evidente. Com os primeiros tenho compaixão e sou impelida a "espicaçá-los" a manterem-se em voo, a reanimá-los, mesmo que, pessoalmente, não ganhe nada com isso. Aos segundos perco-lhes o respeito. E como gosto de pessoas fico triste quando isso acontece. Lamento os "contentinhos de si", com raciocínios do tipo: pois, pois, está tudo muito bem, mas o meu lugarzinho ao SOL está garantido e quem está à sombra ou tem de ficar ao frio... olha, que tivesse es"gravatado"a tempo.
Porque carga de água logo havia eu de ter crescido com um entendimento da vida SOLidário? ....

Sem comentários: